8º Congresso Brasileiro de Metrologia

Melhores medições, mais qualidade, mais confiança!

29 de novembro a 04
de dezembro de 2015

Bento Gonçalves
Rio Grande do Sul - Brasil

II Workshop da Rede de Metrologia Quimica do Inmetro (Remeq-I)

 

O Inmetro tomou a iniciativa de criar a Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I), publicada no DOU e no Boletim de Serviço como Portaria nº664 de 17 de dezembro de 2012, que visa a integração das competências nacionais existentes e identificação de novas, buscando a melhor utilização dos recursos e da infraestrutura disponível. 

Durante a fase de implantação ao longo de 2013, a Remeq-I foi coordenada por um Grupo de Coordenação Transitória (GCT) que era formado por especialistas envolvendo várias unidades organizacionais do próprio instituto, incluindo, além da metrologia científica, a metrologia legal, acreditação, inovação tecnológica e metrologia aplicada às ciências da vida, bem como profissionais de outras instituições de pesquisa. Este grupo foi responsável pela elaboração do Regimento Interno da Remeq-I, seu modelo de funcionamento e estrutura organizacional. As atividades deste GCT se encerraram com a publicação da Portaria nº 521 de 31/10/13 com o Regimento Interno da Rede e com a publicação da Portaria nº598 de 06/12/13 da Composição do Comitê Executivo.

A Remeq-I é coordenada por um Comitê Executivo, que é do Inmetro (várias áreas) e um Comitê Consultivo que envolve MAPA, ANVISA, ANP, ABIQUIM, SENAI-DN, CETESB, EMBRAPA e UFRJ. A coordenação geral da Remeq-I é da pesquisadora do Inmetro, Vanderléa de Souza.     

Diferente de outras redes, a Remeq-I apresenta um caráter de inovação, pois nela as interações entre os diversos atores da metrologia química no Brasil ocorrerão de forma diferente, isto é, por meio de um mecanismo de governança. Os principais objetivos serão: (a) a promoção da integração de interesses; (b) a melhor utilização dos recursos e da infraestrutura; (c) a troca de experiências; (d) a colaboração técnica e a capacitação metrológica; e a (e) a disseminação da metrologia e das unidades de medidas com o mínimo de interferência nas atividades dos seus integrantes.  As prioridades da Remeq-I envolvem principalmente Capacitação, Produção de Materiais de Referência e Organização de Ensaio de Proficiência.

O Workshop de Lançamento da Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I) fez parte do 7º Congresso Brasileiro de Metrologia realizado em Ouro Preto, Minas Gerais no dia 25 de novembro de 2013. O Workshop contou com a presença de cerca de 50 pesquisadores de várias instituições públicas ou privadas de várias áreas da química. A abertura do evento foi realizada pelo Prof. Dr. Humberto Brandi, Diretor da Dimci, um dos principais promotores da criação da Rede, falou sobre a importância da Rede para os laboratórios. Em seguida, ocorreram as palestras da coordenadora da Rede, Vanderléa de Souza da Dimci/Inmetro sobre a Estruturação da Rede e do pesquisador Rodnei F. Dias da Ditec/Inmetro sobre os resultados do Estudo de Prospecção de Oferta e Demanda por MRC e EP no País. Foi realizada uma Mesa Redonda sobre a visão estratégica da Rede e sobre a produção de MRC e organização de EP para os próximos 5 anos que contou com a participação da Abiquim, ANP,Anvisa, INCQS, Senai-DN e MAPA.

O I Workshop da Remeq-I foi promovido nos dias 10 e 11 de novembro de 2014 e contou com a participação dos laboratórios cadastrados na rede com o objetivo de discutir temas de interesse comum, principalmente estudos de caso de produtor de material de referência segundo a ABNT ISO Guia 34/2012 e de provedor de ensaio de proficiência como a ABNT-NBR ISO/IEC 17043/2011 bem como as vantagens de ser um organismo acreditado, as atividades da Metrologia da Vida e, ainda, como proceder para acelerar a importação de insumos e amostras do exterior. Este evento contou com a participação de 50 pesquisadores externos pertencentes aos laboratórios cadastrados na Rede.  Nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2014 foi realizado o primeiro curso de capacitação da Remeq-I que teve como tema “Produção e Certificação de Materiais de Referência” contou com a participação de 39 pesquisadores. A Remeq- I conta atualmente com 75 laboratórios de 51 instituições.

Temas para submissão de trabalhos:

Os trabalhos poderão ser submetidos apenas por membros da Remeq-I.

  • Desenvolvimento de Materiais de Referência nas seguintes áreas:
    • MR da área ambiental;
    • MR da área de alimentos e bebidas;
    • MR de produtos químicos;
    • MR da área farmacêutica; 
    • MR da área de nutrição e segurança alimentar;
    • MR da área de análises clínicas;
    • MR da área de combustíveis;
    • MR da área de saúde humana;
    • MR da área de saúde animal;
    • MR para uso de controle de qualidade interno;
  • Desenvolvimento de novos programas de ensaios de proficiência;
  • Validação de novas técnicas e métodos analíticos usando MRC;
  • Abordagem para avaliação de pureza de MRCs;
  • Novos métodos analíticos aplicados a certificação de MRC.