8º Congresso Brasileiro de Metrologia

Melhores medições, mais qualidade, mais confiança!

29 de novembro a 04
de dezembro de 2015

Bento Gonçalves
Rio Grande do Sul - Brasil

Bento Gonçalves

LOCAL DO EVENTO:

Dall'onder Grande Hotel 

Rua Herny Hugo Dreher, 197 - Bairro Planalto - Caixa Postal 164 - CEP 95700-000
Bento Gonçalves - RS - Brasil - Fone/Fax: (0xx) 54 3455.3555

 

PASSEIOS TURÍSTICOS:

Para saber mais informações sobre passeios CLIQUE AQUI

SOBRE BENTO GONÇALVES:

Bento Gonçalves é a Capital Brasileira da Uva e do Vinho e o maior e mais expressivo pólo moveleiro do Estado. Na cidade marcada por vales e escarpas serpeadas por arroios, mais de 600 m acima do nível do mar, encontram-se dezenas de vinícolas – das maiores do país, às pequenas e artesanais, guardiãs da tradição dos imigrantes vindos da Itália no final do século 19.

O local onde foi erguido o município era habitado por índios caigangues desde tempos imemoriais, tendo sido povoado por imigrantes provindos da Itália a partir do ano de 1875, resultado dos esforços do governo imperial a fim de desenvolver a região. Assim, desde as primeiras levas de imigrações, milhares de imigrantes, não só da Itália, mas também portugueses, alemães, polacos e espanhóis, desembarcaram no Brasil e ocuparam as terras onde hoje se encontra a cidade.

Localizada na região dos vinhedos, tem como atração principal o Parque da Fenavinho, onde acontecem feiras, exposições e eventos esportivos culturais e esportivos. Seus atrativos naturais são vários.

Ao chegar em Bento Gonçalves, o visitante literalmente está "entrando no mundo do vinho". No acesso principal da cidade, um pórtico em formato de pipa, medindo 17 metros de altura, dá as boas-vindas ao visitante. A Pipa Pórtico, construída em 1985, é considerada o cartão de visita da cidade, substituindo a existente que era de madeira. 

A Via Del Vino, localizada no centro da cidade, abriga a "Casa Del Vino", onde, em dias de Festa, acontece a distribuição do "Vinho Encanado". O vinho sai das pipas e, através de canos, chega às torneiras de distribuição. Na Via Del Vino, defronte ao Palácio Municipal, está situada "La Fontana", um chafariz onde jorra água na cor de vinho.

No Parque Temático Epopéia Italiana o visitante se envolve no clima da época. Em nove cenários com efeitos especiais de som e luz, que retratam as emoções e necessidade que os imigrantes tiveram desde a saída da Itália até chegar no Brasil. Ao final, todos são convidados para uma saborosa degustação de vinho, suco de uva e biscoito colonial (receita do Lazaro e da Rosa).

Pensado por ambos os lados de montanhas o Rio das Antas forma um vale profundo ziguezagueado que se assemelha ao desenho de uma ferradura. O espetáculo da natureza pode ser conferido através de belvederes instalados ao longo da RST 470. O local fica a cerca de 14 quilômetros do centro de Bento Gonçalves. 

A ponte é uma das maiores em arcos paralelos suspensos. A ponte tem um total de 278 metros de extensão e não possui pilares de sustentação pois em épocas de cheia do Rio das Antas as águas atingem uma velocidade de quatro metros por segundo, o que seria suficiente para comprometer a estrutura da obra. 

 A Cooperativa Vinícola Aurora foi a primeira vinícola de Bento Gonçalves a abrir suas portas ao público. O roteiro mostra os diversos procedimentos da arte de elaborar vinhos, percorrendo corredores com barris de carvalho, tanques de inox e enormes pipas de madeira.No local a vinícola oferece degustação gratuita de toda a sua linha de produtos. No varejo da empresa, o turista tem a oportunidade de adquirir os produtos degustados. 

Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data. A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida pra construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.

Na Calçada da Arte estão fixadas obras de 29 artistas plásticos bento-gonçalvenses. As pinturas, feitas em tinta à óleo e acrílica, e as esculturas em madeira impermeabilizada são protegidas por placas de vidro blindado e retratam a história da colonização e da cultura italiana, o desenvolvimento do município e cenas do dia-a-dia.

O Palácio Municipal, em estilo arquitetônico neoclássico, foi inaugurado em 20 de setembro de 1902 e está situado na Via Del Vino, no centro da cidade. Até o ano de 1935, funcionavam no prédio várias repartições públicas, entre elas a Escola Elementar General Bento Gonçalves da Silva, na qual estudou Ernesto Geisel, ex-presidente da República.

Fonte: http://www.bentogoncalves.com.br